Resumo - A formação de sujeitos éticos para assegurar os Direitos Humanos

 A formação de sujeitos éticos para assegurar os Direitos Humanos

Situação-Problema

  • Quais fazeres sociais, políticos, econômicos e tecnológicos contribuem para melhorar a sociedade?

Objetos de Conhecimento:

  1. Princípios Democráticos e seus Processos Históricos
  2. Mecanismos de Promoção e Proteção de Direitos: Construção da Cidadania na História em Diferentes Épocas

1º Momento

  • Reflexão sobre Cidadania, Direitos Civis, Políticos e Sociais:

    • Conceito de Cidadania
    • Relação entre cidadania e direitos civis
    • A necessidade dos direitos sociais para uma democracia plena
  • Textos de Referência:

    • História da Cidadania (PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi)
    • A Era dos Direitos (BOBBIO, Norberto)

Perguntas Orientadoras:

  • Qual é a relação entre cidadania e direitos civis? É possível ter democracia sem direitos sociais?
  • Por que os direitos do homem e a cidadania são considerados históricos? Dê exemplos.
  • Exclusão de grupos na cidadania no texto I e sua relevância atualmente.
  • A influência da Independência dos EUA e da Revolução Francesa na cidadania e nos direitos contemporâneos.
  • Diferença entre cidadania formal e real/substantiva.

2º Momento

  • Leitura de Fontes:

    • Declaração Inglesa de Direitos, 1689 (Bill of Rights)
    • Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia, 1776
    • Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, 1789
    • Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948
  • Pesquisa Prévia:

    • Contextos Históricos: Revoluções e seus impactos
    • Princípios do Liberalismo Ético, Político e Econômico
    • Ideias Iluministas e seus principais teóricos

Etapa 3

  • Roteiro de Análise:

    • Relacionar fontes aos tempos e espaços de origem
    • Destacar direitos importantes em cada contexto
    • Identificar influências do pensamento liberal e iluminista
    • Estabelecer relações entre as fontes, identificando princípios comuns
  • Mapa Mental Comparativo:

    • Comparação entre as Declarações de Direitos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos
    • Identificação de permanências e mudanças na promoção da cidadania e democracia

Grupos Específicos (I, II, III)

  • Experiências e Legislação envolvendo:
    • Grupos afrodescendentes pós-Abolição
    • Direitos das Mulheres e o Voto Feminino
    • Legislação e Direitos Indígenas

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