Resumo - A formação de sujeitos éticos para assegurar os Direitos Humanos
A formação de sujeitos éticos para assegurar os Direitos Humanos
Situação-Problema
- Quais fazeres sociais, políticos, econômicos e tecnológicos contribuem para melhorar a sociedade?
Objetos de Conhecimento:
- Princípios Democráticos e seus Processos Históricos
- Mecanismos de Promoção e Proteção de Direitos: Construção da Cidadania na História em Diferentes Épocas
1º Momento
Reflexão sobre Cidadania, Direitos Civis, Políticos e Sociais:
- Conceito de Cidadania
- Relação entre cidadania e direitos civis
- A necessidade dos direitos sociais para uma democracia plena
Textos de Referência:
- História da Cidadania (PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi)
- A Era dos Direitos (BOBBIO, Norberto)
Perguntas Orientadoras:
- Qual é a relação entre cidadania e direitos civis? É possível ter democracia sem direitos sociais?
- Por que os direitos do homem e a cidadania são considerados históricos? Dê exemplos.
- Exclusão de grupos na cidadania no texto I e sua relevância atualmente.
- A influência da Independência dos EUA e da Revolução Francesa na cidadania e nos direitos contemporâneos.
- Diferença entre cidadania formal e real/substantiva.
2º Momento
Leitura de Fontes:
- Declaração Inglesa de Direitos, 1689 (Bill of Rights)
- Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia, 1776
- Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, 1789
- Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948
Pesquisa Prévia:
- Contextos Históricos: Revoluções e seus impactos
- Princípios do Liberalismo Ético, Político e Econômico
- Ideias Iluministas e seus principais teóricos
Etapa 3
Roteiro de Análise:
- Relacionar fontes aos tempos e espaços de origem
- Destacar direitos importantes em cada contexto
- Identificar influências do pensamento liberal e iluminista
- Estabelecer relações entre as fontes, identificando princípios comuns
Mapa Mental Comparativo:
- Comparação entre as Declarações de Direitos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos
- Identificação de permanências e mudanças na promoção da cidadania e democracia
Grupos Específicos (I, II, III)
- Experiências e Legislação envolvendo:
- Grupos afrodescendentes pós-Abolição
- Direitos das Mulheres e o Voto Feminino
- Legislação e Direitos Indígenas
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