Resumo - O uso institucional (político, social e cultural) da violência: regimes ditatoriais e totalitários, golpes de Estado e terrorismo, Apartheid na África do Sul e segregação étnico-racial no mundo.
1º MOMENTO
Leitura do Texto e Imagens:
- Max Weber destaca que os Estados têm o monopólio da força física.
- O controle desse monopólio pode ser usado como arma por grupos estabelecidos.
- Imagens históricas relacionadas à violência institucional: soldados nazistas, manifestações nos EUA, controle racial na África do Sul, prisões após o golpe no Chile.
Atividade Proposta:
- Perguntas aos estudantes sobre experiências com violência e definição do conceito.
- Discussão sobre o monopólio da violência nas sociedades contemporâneas.
Desafio Interdisciplinar:
- Retomada das reflexões de Hannah Arendt sobre política, ética, poder e violência.
- Pesquisa sobre o julgamento de Otto Adolf Eichmann e elaboração de um podcast dialogado sobre a banalidade do mal.
2º MOMENTO
Produção de Fanzine ou E-zine:
- Temática: violência institucional por Estados, poder e direitos humanos no século XX.
- Grupos divididos em temas: Apartheid, Nazismo, Segregação nos EUA, Ditadura Civil-Militar no Brasil.
Análise dos Grupos:
Grupo I - Apartheid na África do Sul:
- Origens do Apartheid relacionadas ao imperialismo britânico e holandês.
- Definição do regime de segregação racial e análise das imagens.
- Importância histórica de Nelson Mandela na luta contra o Apartheid.
Grupo II - Nazismo: O Holocausto:
- Análise das leis antissemitas e sua violação dos direitos dos judeus.
- Conferência de Wansee e suas resoluções para a "solução final".
- Relação do preconceito étnico com ideais antidemocráticos.
Grupo III - Segregação Racial nos EUA:
- Exploração dos "Códigos Negros" e emergência da Ku Klux Klan.
- Origem do termo "Jim Crow" e sua relação com as leis.
- Importância do movimento de Martin Luther King nos direitos civis.
Grupo IV - Ditadura Civil-Militar no Brasil:
- Leitura e análise do Ato Institucional Nº 5 (AI-5).
- Relato sobre a morte de Vladimir Herzog e manipulação de laudos.
- Impacto das medidas repressivas na liberdade de expressão e imprensa.
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