Resumo - O uso institucional (político, social e cultural) da violência: regimes ditatoriais e totalitários, golpes de Estado e terrorismo, Apartheid na África do Sul e segregação étnico-racial no mundo.

 1º MOMENTO

  1. Leitura do Texto e Imagens:

    • Max Weber destaca que os Estados têm o monopólio da força física.
    • O controle desse monopólio pode ser usado como arma por grupos estabelecidos.
    • Imagens históricas relacionadas à violência institucional: soldados nazistas, manifestações nos EUA, controle racial na África do Sul, prisões após o golpe no Chile.
  2. Atividade Proposta:

    • Perguntas aos estudantes sobre experiências com violência e definição do conceito.
    • Discussão sobre o monopólio da violência nas sociedades contemporâneas.
  3. Desafio Interdisciplinar:

    • Retomada das reflexões de Hannah Arendt sobre política, ética, poder e violência.
    • Pesquisa sobre o julgamento de Otto Adolf Eichmann e elaboração de um podcast dialogado sobre a banalidade do mal.

2º MOMENTO

  1. Produção de Fanzine ou E-zine:

    • Temática: violência institucional por Estados, poder e direitos humanos no século XX.
    • Grupos divididos em temas: Apartheid, Nazismo, Segregação nos EUA, Ditadura Civil-Militar no Brasil.

    Análise dos Grupos:

    • Grupo I - Apartheid na África do Sul:

      • Origens do Apartheid relacionadas ao imperialismo britânico e holandês.
      • Definição do regime de segregação racial e análise das imagens.
      • Importância histórica de Nelson Mandela na luta contra o Apartheid.
    • Grupo II - Nazismo: O Holocausto:

      • Análise das leis antissemitas e sua violação dos direitos dos judeus.
      • Conferência de Wansee e suas resoluções para a "solução final".
      • Relação do preconceito étnico com ideais antidemocráticos.
    • Grupo III - Segregação Racial nos EUA:

      • Exploração dos "Códigos Negros" e emergência da Ku Klux Klan.
      • Origem do termo "Jim Crow" e sua relação com as leis.
      • Importância do movimento de Martin Luther King nos direitos civis.
    • Grupo IV - Ditadura Civil-Militar no Brasil:

      • Leitura e análise do Ato Institucional Nº 5 (AI-5).
      • Relato sobre a morte de Vladimir Herzog e manipulação de laudos.
      • Impacto das medidas repressivas na liberdade de expressão e imprensa.




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