Diásporas: identidade e cultura - Processos migratórios, suas motivações e desdobramentos (questões étnicas, xenofobia e conflitos territoriais)

 

Diásporas: identidade e cultura

1ª série

Aula 9 – 3º bimestre

Conteúdo

Diáspora;

Escravização;

Migração

Objetivo

Analisar e caracterizar as dinâmicas populacionais, de mercadorias e do capital em diferentes espaços, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas.

Onde você está? Qual a sua identidade?

Assista ao videoclipe da música “Diáspora”, dos Tribalistas, e tente imaginar o significado do termo “diáspora” e seus desdobramentos

https://www.youtube.com/watch?v=neR2vTRrs4M



Diáspora: separação de um povo ou de muitas pessoas por diversos lugares, geralmente causada por perseguição política, religiosa, étnica ou por preconceito.

[História] Separação do povo judeu que, durante alguns séculos, se espalhou por todo o mundo.

Agora que você já sabe o significado do termo diáspora, reflita sobre as seguintes indagações com seus amigos de classe.

       O que leva uma comunidade a se dispersar em diferentes partes do mundo?

       Como a diáspora afeta a identidade cultural e a autoimagem dos indivíduos e das comunidades diaspóricas?

       Quais são os impactos econômicos, políticos e sociais da diáspora nas sociedades de origem e nas sociedades receptoras?

       Como as políticas públicas podem melhorar as condições de vida e a integração dos diaspóricos nas sociedades receptoras?

Fonte 1 – Da diáspora: identidades e mediações culturais

[...] O que a experiência da diáspora causa a nossos modelos de identidade cultural? Como podemos conceber e imaginar a identidade, a diferença e o pertencimento, após a diáspora? [...].

Por todo o globo, os processos das chamadas migrações livres e forçadas estão mudando de composição, diversificando as culturas e pluralizando as identidades culturais dos antigos Estados-nação dominantes, das antigas potências imperiais, e, de fato do próprio globo. Os fluxos não regulados de povos e culturas são tão amplos e tão irrefreáveis quanto os fluxos patrocinados do capital e da tecnologia.

Retomando – Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017

Institui a Lei de Migração.

Art. 3º - A política migratória brasileira rege-se pelos seguintes princípios e diretrizes:

  1. universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos;
  2. repúdio e prevenção à xenofobia, ao racismo e a quaisquer formas de discriminação;
  3. não criminalização da migração;
  4. não discriminação em razão dos critérios ou dos procedimentos pelos quais a pessoa foi admitida em território nacional; [...]

XI. acesso igualitário e livre do imigrante a serviços, programas e benefícios sociais, bens públicos, educação, assistência jurídica integral pública, trabalho, moradia, serviço bancário e seguridade social; [...]

XVII. proteção integral e atenção ao superior interesse da criança e do adolescente migrante; [...]

XXI. promoção do reconhecimento acadêmico e do exercício profissional no Brasil, nos termos da lei;

XXII. repúdio a práticas de expulsão ou de deportação coletivas.

Art. 4º Ao migrante é garantida no território nacional, em condição de igualdade com os nacionais, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, bem como são assegurados:[...].

  1. A partir da definição de diáspora citada, cite alguns exemplos dos quais já ouviu falar.
  2. A quais diásporas a música dos Tribalistas fazem alusão? Elenque algumas delas e justifique as razões desses fluxos migratórios.

Se você considerou alguns desses tópicos, parabéns! Continue assim, você está no caminho certo.

Diáspora judaica, africana, armênia, latina, síria, palestina, cubana, boliviana, haitiana, entre outros, são exemplos de processos diaspóricos ocorridos ao longo da história. Talvez você tenha citados outros processos.

A música dos Tribalistas refere-se às diásporas: dos cubanos, sírios, ciganos, romanos e tantos outros povos. Ressaltamos aqui que cada diáspora possui características específicas, mas todas compartilham a experiência de um grupo étnico ou cultural que se espalha por todo o mundo por motivos também específicos.

Diáspora boliviana na atualidade

A diáspora boliviana atual é composta por milhões de bolivianos que deixaram o país em busca de melhores oportunidades de trabalho e melhores condições de vida. Aproximadamente 10% da população boliviana vive no exterior, o que faz com que a diáspora boliviana seja uma das maiores da América Latina. Os principais destinos dos bolivianos imigrantes incluem Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos e Chile. Muitos bolivianos trabalham em setores como a construção civil, a agricultura, a indústria têxtil e a prestação de serviços. Alguns também trabalham em áreas como a educação, a saúde e a tecnologia.

A diáspora boliviana tem um papel importante na economia do país, pois envia remessas significativas de volta para a Bolívia. Essas remessas ajudam a sustentar famílias e comunidades no país, e representam uma fonte de renda importante para muitos bolivianos.

No entanto, a diáspora boliviana também enfrenta desafios, como a discriminação e a falta de acesso a direitos e serviços básicos em alguns países. Além disso, a pandemia da covid-19 teve um impacto significativo na diáspora boliviana, com muitos imigrantes enfrentando dificuldades financeiras e problemas para retornar ao país durante a crise.

As migrações podem ser classificadas segundo o objetivo. O movimento migratório caracterizado pela necessidade de garantir a própria segurança ou a vida do indivíduo é classificada como forçosa. Justifique essa afirmativa.

O que aprendemos hoje?

 

       Diáspora é a separação de um povo ou de muitas pessoas por diversos lugares, geralmente causada por perseguição política, religiosa, ética ou por preconceito. Também se caracteriza especificamente pela separação do povo judeu, que, durante alguns séculos, se espalhou por todo o mundo.

       Que os processos das chamadas migrações livres e forçadas estão mudando de composição, diversificando as culturas e pluralizando as identidades culturais dos antigos Estados-nação dominantes.

       A diáspora boliviana e, assim como muitas outras, possuem um papel importante na economia dos seus respectivos países, pois envia remessas significativas de volta para a sua origem.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Princípios democráticos e seus processos históricos; Os mecanismos de promoção e proteção de direitos: a construção da cidadania na História em diferentes épocas.

Resumo - O uso institucional (político, social e cultural) da violência: regimes ditatoriais e totalitários, golpes de Estado e terrorismo, Apartheid na África do Sul e segregação étnico-racial no mundo.