À beira da história
À beira da história
Objetivos da aula
Identificar, contextualizar e criticar os conceitos de
civilização em diferentes temporalidades históricas, visando, também,
desconstruir o entendimento convencional sobre o termo civilização na
contemporaneidade, refletindo sobre as possíveis bases de novos conceitos,
definições e entendimentos acerca do que é civilização no século XXI.
Objeto do conhecimento: as bases históricas dos
discursos dicotômicos e a sua desconstrução na organização da sociedade
contemporânea (civilizados e bárbaros, atraso e desenvolvimento, entre outros).
Tema: desejos e ambiguidades do desenvolvimento
científico, tecnológico e humano.
Habilidades do Currículo Paulista – EM
(EM13CHS105) – Identificar, contextualizar e criticar
tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e
oposições dicotômicas (cidade e campo, cultura e natureza, civilizados e
bárbaros, razão e emoção, material e virtual etc.), explicitando suas
ambiguidades.
(EM13CHS106) – Utilizar as linguagens cartográfica,
gráfica, iconográfica e os diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais
de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética
nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar,
acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e
exercer protagonismo e autonomia na vida pessoal e coletiva.
Prenúncios do século XX
Primera Guerra Mundial e o século XX
Em um mundo à beira do abismo, temos a chance para fazer
melhor... ONU Brasil. Duração: 1min e 44s (íntegra).
Retomando: civilização do distanciamento
Retomando: civilidade e seu conceito clássico
Comentários
Postar um comentário