À beira da história

 

À beira da história

Objetivos da aula

Identificar, contextualizar e criticar os conceitos de civilização em diferentes temporalidades históricas, visando, também, desconstruir o entendimento convencional sobre o termo civilização na contemporaneidade, refletindo sobre as possíveis bases de novos conceitos, definições e entendimentos acerca do que é civilização no século XXI.

Objeto do conhecimento: as bases históricas dos discursos dicotômicos e a sua desconstrução na organização da sociedade contemporânea (civilizados e bárbaros, atraso e desenvolvimento, entre outros).

Tema: desejos e ambiguidades do desenvolvimento científico, tecnológico e humano.

Habilidades do Currículo Paulista – EM

(EM13CHS105) – Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade e campo, cultura e natureza, civilizados e bárbaros, razão e emoção, material e virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

(EM13CHS106) – Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica, iconográfica e os diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autonomia na vida pessoal e coletiva.

Prenúncios do século XX



Primera Guerra Mundial e o século XX






Em um mundo à beira do abismo, temos a chance para fazer melhor... ONU Brasil. Duração: 1min e 44s (íntegra).

https://youtu.be/1z0WMAqKa_A

 

Retomando: civilização do distanciamento


Retomando: civilidade e seu conceito clássico






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