Problematizar o conceito de Pré-História, o marco da escrita para a divisão dos períodos históricos e o viés eurocêntrico na produção do conhecimento histórico e suas narrativas na origem dos povos da América.

 Objetivos da aula 

Problematizar o conceito de Pré-História, o marco da escrita para a divisão dos períodos históricos e o viés eurocêntrico na produção do conhecimento histórico e suas narrativas na origem dos povos da América.

Objeto de conhecimento: memória, cultura, identidade e diversidade.

Habilidades do Currículo Paulista - EM:

Essencial: (EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

Suporte: (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Leitura compartilhada - Currículo em ação!

TEXTO I – A memória evanescente (Evanescente: que se esvai, desaparece.)

Conta o mestre Capistrano* que teria encontrado um historiador de moral duvidosa a queimar documentos para tornar sua leitura daquelas fontes imprescindível e definitiva. O tom quase anedótico da narrativa esconde uma questão importante: o documento é a base para o julgamento histórico? Destruídos todos os documentos sobre um determinado período, o que poderia ser dito por um historiador? Uma civilização da qual não tivéssemos nenhum vestígio arqueológico, nenhum texto e nenhuma referência por meio de outros povos, seria como uma civilização inexistente para o profissional de História?

*Capistrano de Abreu foi um dos primeiros grandes historiadores do Brasil.

Ora, se o documento é a pedra fundamental do pensamento histórico, isto nos remete a outra questão: o que é um documento histórico? É notável como o historiador resiste em definir seus conceitos de trabalho, mesmo os mais fundamentais. Discutir o que consideramos um documento histórico é, na verdade, estabelecer qual memória deve ser preservada pela História.

Escrita: o marco inicial?

A cronologia tradicional denomina como Pré-História todo o período anterior à invenção da escrita. Os historiadores determinam “os marcos cronológicos” que consideram mais relevantes por meio de uma pesquisa das fontes históricas, que é conduzida de acordo com alguns critérios escolhidos por especialistas. Em função disso, no Ocidente, tornou-se tradicional seguir a divisão da história baseada nos marcos da história europeia, tais como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

O marco inicial corresponde à invenção da escrita, por volta de 4000 a.C. Toda a trajetória anterior dos seres humanos, desde o aparecimento dos hominídeos, têm sido tradicionalmente denominada como Pré-História.

Entretanto...

Esta imagem foi produzida entre 40 e 30 mil anos atrás. Ela nos comunica algo sobre a vida dos hominídeos naquele período?


 


Povoamento da América - Teorias


 


 

Povoamento da América - Teorias


 

Teoria de Clóvis


 Luzia e a teoria do Pacífico

 

 

Em 1995, Walter Neves teve aceso ao material encontrado por Annette Laming-Emperaire nos anos 1970, que desde então estava no Museu Nacional do Rio de Janeiro, catalogado como esqueleto Lapa Vermelha IV. Ao aprofundar seus estudos sobre o crânio do esqueleto (morfologia craniana), Neves concluiu que se tratava dos restos mortais de uma mulher jovem, que possuía traços australoides, isto é, similares aos dos nativos da Oceania (aborígenes). A datação do crânio apontada por Neves é de aproximadamente 11 mil anos, indicando que o povoamento da América pode ter ocorrido por correntes migratórias simultâneas.

 


  

Reconstituição do rosto de Luzia


 

 Você sabe quem foram os paleoameríndios?

Pleistoceno:

2,588 milhões e 11,7 mil anos (glaciações)

Desenho de Heinrich Harder (1858-1935) mostrando paleoíndios caçando um gliptodonte.








Paleoíndios, paleoamericanos
ou paleoameríndios são termos utilizados para designar os primeiros povos que entraram e, posteriormente, habitaram o continente americano durante os últimos episódios glaciais do período Pleistoceno tardio.

Texto: Wikipédia. Paleoamericano. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paleoamericano Imagem: Heinrich Harder. Domínio Público. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Glyptodon_old_drawing.jpg. Acessos em: 16 fev. 2021.

 

Niéde Guidon – Novas hipóteses


Nos anos 1970, a arqueóloga Niède encabeçou uma pesquisa no sítio arqueológico de Pedra Furada (PI). Lá, segundo seus estudos, existem provas da existência humana na América datadas entre 33 mil e 58 mil anos, como restos de fogueiras e pedras lascadas.

A partir de suas descobertas, Guidon desenvolveu a teoria de que grupos humanos podem ter migrado do continente africano, local de origem dos primeiros hominídeos e do Homo sapiens, diretamente para a América, via Oceano Atlântico.

 


Niède Guidon



Parque Nacional da Serra da Capivara


Formação geológica conhecida como Pedra Furada, no Parque

Nacional Serra da Capivara


Um exemplo das pinturas rupestres que podem ser encontradas no parque.

 

 

 


 

  

Os primeiros habitantes do Brasil


 

       Surgimento estimado: de 58 mil a 12 mil anos (vide estudos de Neves e Guidon);

       Viviam em áreas de caatinga e cerrado;

       Antes de 9500 a.C., com temperaturas mais baixas, predomínio da caça (mastodontes, preguiças gigantes, camelídeos);

       Entre 9500 e 8000 a.C.: elevação das temperaturas e desaparecimento de animais de grande porte. Aperfeiçoamento dos instrumentos de caça.

 

 Vestígios da Pré-História Brasileira


Sambaqui em Figueirinha, Santa Catarina.


Urna funerária, exemplar

da cerâmica Marajoara.

 

 

 

 


1- Thigruner. Domínio Público. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Figueirinha_I_Central.JPG

2- Daderot. Domínio Público. Wikimedia Commons. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/
wiki/File:Burian_urn,_AD_1000-1250,_Marajoara_culture_-_AMNH_-_DSC06177.JPG. Acessos em: 16 fev. 2021

 

 Uma outra linha do tempo


 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Princípios democráticos e seus processos históricos; Os mecanismos de promoção e proteção de direitos: a construção da cidadania na História em diferentes épocas.

Resumo - O uso institucional (político, social e cultural) da violência: regimes ditatoriais e totalitários, golpes de Estado e terrorismo, Apartheid na África do Sul e segregação étnico-racial no mundo.